KARATÊ KYOKUGEN- RYU

KARATÊ KYOKUGEN- RYU

Kyokugen-ryu (algo como estilo do Limite extremo) surgiu entre famílias japonesas que queriam praticar um Karatê mais elevado que o normal, usando mais da energia Chi em seus movimentos particulares. Uma variação muito forte do Shotokan, a ponto de ter se tornado uma Escola à parte, o Kyokugen-ryu foi passado de geração em geração por famílias específicas, ligadas umas as outras por tradição e comércio. Diferente do Shotokan, o uso do Chi era constante, e desde o princípio os alunos deveriam aprender a usufruir diretamente desta energia. No final o lutador acabava por usar todo o Chi que possuía ainda nos treinos, daí o nome da Escola. Durante todo o século XX o Kyokugen-ryu seguiu fechado entre as famílias envolvidas e seus poucos amigos de confiança, como uma arte exclusiva destas dinastias. No entanto, Takuma Sakazaki foi ao Ocidente e de lá pretendeu disseminar a Escola o máximo possível, ensinando a todos que se interessassem em aprender a arte, seja como Guerreiro seja apenas como autodefesa. Só que, infelizmente, muitos não suportavam o treino árduo que Takuma empregava e pouco a pouco foram desistindo da Escola. Além disso, o mestre teria escolhido um péssimo lugar para começar (a corrompida South Town) e teve grandes problemas com a máfia local. Hoje seus filhos e discípulos imediatos já ensinam por si só a Escola, com treinos mais adaptados a menos exercícios, ou pelo menos mais leves. Apenas aqueles que querem realmente ser Guerreiros recebem treinamento específico, usando o Chi até o limite que seu corpo suporta.

CARACTERÍSTICAS

Existem vários níveis diferentes de estudo para o Kyokugen-ryu. Diferente do Karatê convencional, esta Escola prima mais pelo treinamento intenso em detrimento do Kumitê e do Kata. Os objetivos que se visam alcançar com as manobras determinam o tipo de treinamento:

Kou-Ou: Significa “Respeitando o Tigre” em japonês O Tigre se refere às manobras típicas da família Sakazaki na Escola. Os movimentos ainda lembram o Karatê Shotokan, mas incorpora golpes mais diversificados e menos duros, incluindo até ensinamentos de Bushidô na filosofia e Kenjutsu nos golpes. Os movimentos de Ryo Sakazaki são baseados no principio Kou-Ou.

Ryugeki: Significa “Derrotando o Dragão” em japonês. O Dragão, é a versão mais flexível, muito usado para ensinar aqueles mais aptos a chutes estratégicos e que não conseguem e com pouca paciência para se fixar nos mesmos golpes. Além do Karatê, houve implemento de manobras de Muay thai e Taekowndo nestes ensinamentos. Até mesmo Treinamento de Forças Espciais já foram estudados para adaptar melhor os golpes.

Hienshippu: O “Vendaval” é um treinamento recente, que Takuma criou para adaptar mais o Chi em golpes de impacto sem a necessidade de projeteis. A partir daqui é que o Guerreiro realmente testará os limites do seu Chi (apesar de que nos outros treinamentos acima também há a necessidade de uma quantidade grande de Chi controlado pelo Guerreiro). Hienshippu é a modalidade praticada por Khushnood Butt de Garou: Mark Of The Wolves.

Raiou: O treinamento “Relâmpago” é o treinamento mais leve, voltado apenas para a autodefesa. Apesar de um Guerreiro poder se especializar neste tipo de treinamento, ele dificilmente é usado quando a pessoa decide ir além da simples arte marcial e se tornar um Guerreiro, sendo que os mestres atuais preferiram treinar o aluno como um Tigre ou um Dragão. Yuri Sakazaki escolheu manter-se na modalidade Raiou, apesar de Takuma ter incentivado Yuri a praticar as modalidades mais difíceis, porém ela acreditava que todas as outras formas do Kyokugen-Ryu focavam mais no ataque do que na defesa.

Shoran: É o nível mais alto do Kyokugen-ryu. Apenas os mais disciplinados e dedicados são capazes de suportar este treinamento. No Ocidente, apenas Takuma é conhecido por treinar desta forma. O Kyokugen-ryu prega o treinamento exaustivo como forma básica de se aprender cada vez mais o Chi. Independente do princípio usado em seu treinamento, o Guerreiro será um mestre em usar a energia espiritual no Combate. Ao terminar um princípio de treinamento, o Guerreiro é livre para adicionar novos golpes a ele, desde que obedeça seus fundamentos. Ou então ele é convidado a treinar em outro princípio que deseje. Na prática, não existe diferença entre ser aluno em um ou outro princípio na questão de qual manobra o Guerreiro poderá aprender. Essa modalidade possui também características do Judô, Aikidô e alguns elementos do Bushidô.

Escolas: Hoje mais conhecido no Ocidente que no Oriente devido ao marketing promovido pelos seus mestres, o Kyokugen-ryu é ensinado em South Town e logo se expandirá por toda costa leste americana, assim que os alunos tornam-se novos mestres e decidem disseminar a filosofia da Escola pelo mundo. A versão Oriental ainda é exclusiva aos membros das famílias tradicionais, que não vêem com bons olhos sua Escola ser ensinada a Ocidentais.
Membros: Apenas os discipulos mais dedicados podem aprender os verdadeiros segredos do Karatê Kyokugen-Ryu.
Conceitos: lutadores, mestres, estudantes
Chi Inicial: 3
Força de Vontade Inicial: 4
Mote: “Treine duro e sempre em busca da superação. Só assim você se tornará um verdadeiro mestre.”

– SOCO

Break Bone Punch (4), Double Dragon Punch (4), Double- Hit Punch (1), Dragon Punch (4), Elbow Smash (1), Flash Hit [Hayate] (4), Futae Nokiwami [Extreme Double] (5), Hammer Punch (2), Hundred Punches (3), Knife Hand Strike (3), Ryu-Sen Ken [Charge Punch] (4), Tameshiwari [Art Of Breaking] (4)

– CHUTE

Arrow Kick [Shippukyaku] (3), Dankuukyaku [Gale Kick] (3). Dive Kick (3), Double Arrow Kick [Hien Shippukyaku] (3), Double Hit- Kick (1), Foot Sweep (1), Hundred Kicks (4), Hurricane Kick (4), Ko-Sen Kyaku [Charge Kick] (3), Kuuchukyaku (2)

– BLOQUEIO

Improved San He (5), Maka Wara (3), San He (4)

– APRESAMENTO

Back Roll Throw (1), Knee Basher (2), Shoran Kyaku (3)

– ESPORTES

– FOCO

Energy Fist (2), Energy Shield (3), Fireball (3), Flying Energy Fist (2), Flying Fireball (2), Haoh Shokoken [Ultra Improved Fireball] (5), Improved Energy Fist (3), Improved Fireball (3), Regeneration (2)

Esse post foi publicado em Estilos de Luta e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s