Karatê Kyokushin

Kyokushinkai (Kyokushin) traduzido, “kyoku” significa “final”, “shin” significa “verdade” ou “realidade” e kai significa “unir” ou “associado”. Em essência Kyokushinkai, aproximadamente traduzido, significa “Verdade Final”.

Kyokushin é um estilo de Karatê full contact (contato total), fundado em 1964 por um mestre Coreano- Japonês chamado Hyung Yee. Hyung Yee nasceu na Coréia em 1923. Adotou o nome japonês “Masutatsu Oyama” (elevação da alta montanha) quando decidiu dedicar sua vida ao karate. Em sua terra natal, Hyung Yee descobriu cedo as artes marciais locais, principalmente o tae-kyon e o tae-kwon-pup, raízes do taekwondo. Ainda em seu país, Oyama estudou também diferentes formas do kenpo chinês e japonês. Aos 13 anos de idade, Oyama saiu de sua casa e foi para Toquio. Na capital japonesa, Oyama praticou inicialmente o judô. Em 1938, matriculou-se na escola de karate shotokan. Oyama deixou o dojo shotokan dois anos depois. Passou a dedicar-se, então, ao goju-ryu e ao estudo Zen.

Em 1948, Oyama se isolou no monte Kiyosumi (Japão) para treinar por 18 meses. O treinamento de Oyama era realmente duro e intenso, chegando a treinar 12 horas por dia em rotinas muito exaustivas. Na medida em que Oyama tomava consciência de sua força, um projeto começou a germinar em seu espírito: o de realizar uma façanha fora do comum, que provasse a superioridade do seu karate sobre todas as outras formas de combate a mãos nuas. Assim Oyama começou a lutar contra touros. No Japão e nos Estados Unidos, enfrentou 52 touros, partindo os chifres de 49 e matando os outros três. No entanto Oyama achava que havia mais desafios a serem vencidos, por isso decidiu reviver, no Karate Kyokushin, uma antiga prova praticada nas escolas de kendô e judô: os 100 (cem) combates. Oyama foi além. Lutou por três dias consecutivos. Cem combates a cada dia. Oyama saiu seriamente ferido de uma das provas, mas venceu todas elas.

Entre 1952 e 1954, a convite da US Professional Wrestling Association, Oyama fez mais de 270 demonstrações pelos Estados Unidos (e posteriormente pela Ásia) e aceitou numerosos desafios contra lutadores de diversas artes marciais, vencendo todos eles. Em 1954, Oyama retornou ao Japão onde fundou o primeiro “Oyama Dojo”. A organização Kyokushin-Kai foi fundada três anos mais tarde, em 1957, surgindo assim o Karatê Kyokushinkai.

O Kyokushin baseia-se no Karatê Shotokan e Goju-Ryu, mas incorpora muitos elementos diferentes de outras artes marciais como o Boxe, Muay Thai e Kickboxing. As técnicas de Kyokushin são compactas, para contato e nocaute. Técnicamente, Kyokushin é um estilo de ponto e círculo, incorporando uma mistura bem sucedida de técnicas lineares do Shotokan poderosos e os movimentos mais circulares de Goju-ryu com sua forte influência chinesa.

Os treinos de Kyokushin são muito pesados e extenuantes. O  incrível espancamento que suportam durante seu treinamento faz deles alguns dos mais vigorosos lutadores do circuito. Ao contrário de algumas formas de karate, Kyokushin coloca grande ênfase na luta de contato total que é feito sem luvas ou qualquer equipamento de proteção. Esta violência aparente é controlada e por isso algumas vezes socos e cotoveladas na cabeça não são permitidos durante os treinamentos. Isso reduz o risco de ferimento da cabeça imediatas e a longo prazo. No entanto, joelhadas e chutes na cabeça e no rosto são permitidos. O treinamento final para se tornar um mestre, envolve o desafio das 100 lutas, onde o lutador deve lutar em um dia contra 100 karatecas e obter vitórias em todos eles ou em último caso obter mais que 75 vitórias e nenhuma derrota.

Escolas: Atualmente o Kyokushin se expandiu de uma forma grandiosa, atingindo muitos pontos do globo. As principais escolas e os melhores mestres do estilo estão no Japão (sua terra natal) e no Brasil. Há também escolas na Holanda, Estados Unidos, Australia etc.
Todas as escolas são guiadas na mesma filosofia: são necessários mil dias de efetiva participação na academia para se chegar apenas ao limiar da filosofia Kyokushin, e dez mil dias de árduo treinamento para se alcançar sua compreensão total. É um caminho longo e difícil, de dedicação incansável e constante.

Membros: A maioria dos membros de Kyokushin é japonesa, no entanto qualquer um pode ser adepto deste estilo, desde que o aluno tenha força de vontade suficiente e viva de acordo com a filosofia do estilo. Quem trilhar essa estrada entenderá a filosofia Kyokushin, que se resume em:
1 -Ser rigoroso consigo mesmo
2 -Ser compreensivo com seus semelhantes
3 -Venerar seus pais
4 -Ser fiel à pátria.
Todos os membros do Kyokushin são lutadores da divisão Tradicional por natureza.

Conceitos: Lutador profissional, mestre de karatê, estudante aplicado
Chi Inicial: 2
Força de Vontade Inicial: 5
Mote: “O estudo das Artes Marciais é como escalar um íngreme precipício. Devemos comportar-nos com uma devoção absoluta e sem desvios para atingir o nosso objetivo.”

– SOCO

Break Bone Punch (4), Double Elbow (3), Double- Hit Punch (1), Elbow Smash (1), Flash Hit [Hayate] (3), Futae Nokiwami [Extreme Double] (5), Hammer Punch (2), Knife Hand Strike (3), Lung Punch (2), Lunging Punch (2), Reaping Palm (4), Shuto [Sword Hand] (2), Superman Punch (2), Tameshiwari [Art Of Breaking] (5)

– CHUTE

Arrow Kick [Shippukyaku] (4), Ax Kick (3), Dankuukyaku [Gale Kick] (3), Double Arrow Kick [Hien Shippukyaku] (4), Double Ax Kick (2), Double Hit- Kick (1), Flying Knee Thrust (1), Foot Sweep (1), Kuuchukyaku (2), Wheel Kick (1), Wounded Knee (2)

– BLOQUEIO

Aggressive Block (3), Counter Attack (2), Disarm (2), Improved Aggressive Block (3), Maka Wara (3), San He (4), Weapon Guard (2)

– APRESAMENTO

Ankle Slam (5), Arm Breaker (4), Back Roll Throw (1), Leg Breaker (4), Shoulder Slam (3)

– ESPORTES

Breakfall (1), Dashing Elbow (3)

– FOCO

Bone Strike (4), Toughskin (3), Zen no Mind (3)

Esse post foi publicado em Estilos de Luta. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário